Nosso perfil no linkedin Nosso perfil no instagram Nosso perfil no facebook Nosso perfil no pinterest

Estratégias Financeiras para Driblar Crises

  | 15/03/2021

Vamos falar de um assunto que bastante preocupante em tempos de pandemia: dinheiro. Ou melhor, a falta dele. A crise causada pelo coronavírus ganhou contornos dramáticos no mercado de trabalho brasileiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 11,6 milhões de pessoas perderam emprego em 2020.

Com as contas apertadas, surge cada vez mais a necessidade da adoção de estratégias financeiras que permitam, ao menos, arcar com o próprio custo de vida. Quem já olhava para esse aspecto antes da pandemia, muito provavelmente tinha uma reserva financeira que ao menos minimizou os impactos da crise. No entanto, sabemos que não é o caso da maioria dos brasileiros.

Apesar dessa realidade, fique tranquilo: com as estratégias financeiras certas, ainda é possível driblar a crise e enfrentar este período menos apertado. Quer saber como organizar as finanças? Confira as sugestões e coloque-as em prática desde já:

 

Controle financeiro

A crise do coronavírus, entre outras consequências, acelerou uma necessidade de qualquer um de nós: a de repensar nossas finanças pessoais. Antes de qualquer coisa, não há como fazer essa reestruturação sem saber o que entra e o que sai da sua conta.

Logo, a primeira sugestão é bem básica: manter o controle do orçamento. É essa visualização que vai permitir que você pule para o próximo passo, que é efetivamente o corte de gastos desnecessários ou supérfluos. Neste momento, obviamente, a prioridade são os gastos essenciais, como aluguel, energia, água, alimentação, entre outros.

Para quem perdeu fonte de renda neste período de isolamento social, essa necessidade é ainda maior, pois é preciso adequar as finanças à nova realidade. Benefícios como o auxílio emergencial e o saque do FGTS estão minimizando esses impactos, mas para construir um colchão de liquidez que cubra o seu custo de vida, será preciso estipular um gasto médio para um determinado período mensal, por exemplo.

Itens como cartão de crédito e cheque especial precisam de atenção ainda maior, afinal, tudo que você não quer é arcar com os juros mais altos do mercado em um período onde a palavra de ordem é economizar.

 

Negociações são indispensáveis

Renegociar as contas é uma estratégia financeira indispensável. Tente renegociar valores do aluguel, plano de internet, TV a cabo, entre outros custos fixos. Neste período, proprietários e empresas estão mais propensos a esse tipo de negociação, consciente da crise e das dificuldades em manter as contas em dia, o que não é bom para nenhuma das partes.

O ideal é que essa negociação inclua outras condições, como por exemplo, prorrogação de vencimento sem juros, pois mesmo que você não consiga honrar o compromisso inicial, o que é quase inevitável nos tempos atuais, você ganha um novo fôlego para reorganizar as finanças.

Aproveite para conferir outros conteúdos informativos que temos em nosso blog, clique aqui e saiba mais! 

Gostou das sugestões? Se você precisa de ajuda com as finanças, conte com o nosso serviço de consultoria financeira. Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso chat e tire todas as suas dúvidas.

Compartilhe:
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

ARTIGOS RELACIONADOS

 

Cadastre seu email
para receber novidades!