Nosso perfil no linkedin Nosso perfil no instagram Nosso perfil no facebook Nosso perfil no pinterest

Renda fixa X Renda Variável: a importância de diversificar

  | 14/08/2020

É muito comum que, na hora de investir, você pense em escolher entre as diversas possibilidades nas modalidades de renda fixa e variável, mas na verdade, você pode e deve investir em ambas!  

Isto porque devem ser considerado os seus objetivos, assim como o seu perfil de investidor, isto é, se você aceita correr riscos ou sua preferência é se resguardar.  

Mas fique calmo, tudo o que te ajudar a clarear a mente sobre o assunto, falaremos no artigo de hoje e você também entenderá porquê deve diversificar os seus investimentos. Acompanhe o que preparamos para você. 

 

Qual a diferença entre as rendas fixas e variáveis? 

 

Os investimentos de renda fixa são aqueles em que a taxa de rendimento já é predefinida e, sendo assim, você tem uma previsão de quanto será o seu ganho futuro. Ou seja, quando você compra um título de banco, por exemplo, fica predeterminado o prazo e sua rentabilidade. Por este motivo, a renda fixa é a escolha da maioria dos brasileiros. 

Já os investimentos de renda variável são aqueles que, ao contrário da renda fixa, não possuem a previsibilidade de ganhos futuros, isso deve-se ao fato de que aqueles que optam pela renda variável se tornam sócios, cotistas ou participantes de determinado negócio ou projeto, sendo assim, os retornos ficam atrelados ao lucro do empreendimento em questão. Por outro lado, trata-se de um investimento que pode gerar ganhos muito mais significativos para o investidor, porém, há maiores riscos. 

A diferença entre as duas se baseia, além das razões citadas acima, em quanto seu dinheiro renderá ao longo dos anos e como é o funcionamento de cada uma. Veja abaixo: 

  • Renda fixa: Os investimentos funcionam como um empréstimo do seu dinheiro a um órgão, como por exemplo, o banco.  
  • Renda variável: Os investimentos consistem na compra de parte de um negócio, como por exemplo, uma empresa. 

 

Quais são os tipos de investimentos de renda fixa e de renda variável? 

 

Dentre os investimentos e suas diferenças, citemos também quais são os tipos de investimento para cada renda avaliada, acompanhe: 

  • Renda fixa: Tesouro Direto; Certificado de Depósito Bancário (CDB); Letra de Crédito Imobiliário (LCI); Letra de Crédito do Agronegócio (LCA); Certificado de Recebíveis Imobiliário (CRI); Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA); Debêntures. 
  • Renda variável: Fundos imobiliários; Fundos multimercados; Fundo de ações; Fundo de Renda Fixa; Câmbio/Moeda; Exchange Traded Fund (ETF, “fundos negociados em bolsa”); Investimento coletivo em empresas. 

 

Afinal, devo investir na renda fixa ou variável? 

 

A melhor forma de responder esta pergunta é te fazer pensar na sua realidade, coloque na balança os benefícios e os riscos possíveis em cada modalidade, mas 

Todas as modalidades de investimento possuem características que beneficiam o investidor, mas sempre existe uma contrapartida. E é neste ponto que se deve estar atento. Para tanto, você pode contar com a ajuda de seu consultor, ele te conduzirá ao melhor investimento com base em seus objetivos e vida financeira. Não perca tempo e entre em contato agora mesmo! 

 

Qual a importância de diversificar investimento? 

 

Como você já deve ter percebido, não existe certo e errado, mas sim o investimento mais indicado para você. A boa notícia é que você pode optar tanto pela renda fixa, quanto a variável, ao mesmo tempo. Isso é o que chamamos de diversificação de carteira, algo que é fundamental para a sua saúde financeira. 

Já ouviu falar na história de que é bom não deixar todos os ovos na mesma cesta? Pois é, ela é verdadeira e é importante que se encontre mais de uma forma para cuidar e valorizar o seu patrimônio. Apenas respeite o seu perfil de consumidor. 

Sendo assim, você pode contar com os benefícios da renda fixa e também da renda variável. Consulte agora mesmo nossa equipe que tiramos todas as suas dúvidas e começaremos agora as suas aplicações!  

Compartilhe:
5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

ARTIGOS RELACIONADOS

 

Cadastre seu email
para receber novidades!