Nosso perfil no linkedin Nosso perfil no instagram Nosso perfil no facebook Nosso perfil no pinterest

Guia completo: Como Fazer Uma Previdência Privada?

  | 05/08/2020

consultoria financeira

As mudanças da Reforma da Previdência propostas pelo Governo Federal do Brasil têm causado certos debates e incômodos nos futuros aposentados. Isto porque, tais mudanças trazem consigo um cenário de incertezas, o que faz com que a previdência privada se torne uma alternativa obrigatória para complementar a renda futura dos investidores, fazendo com que eles tenham mais controle sobre suas finanças e ainda, não dependam da previdência social. 

Pensar em planejamento de aposentadoria parece uma ideia distante, nós sabemos, mas ainda assim, preferimos pensar que ter segurança e independência financeira independentemente do seu padrão de vida atual, ou seja, se o seu futuro permitir que você não tenha que abrir mão das coisas quais já está acostumado (a), pode ser o melhor cenário para os próximos anos, não é mesmo? 

Aproveitar a terceira idade de uma forma mais confortável pode e deve fazer parte dos seus planos atuais. Pensando nisso, abordaremos nesta pauta o que é previdência privada, o porquê você deve investir na mesma e como fazer isso. Confira! 

 

 

Afinal, o que é previdência privada? 

 

A Previdência Privada é um investimento de longo prazo que auxilia na sua aposentadoria e garante o futuro da sua família. Ela funciona como uma renda extra para aposentados que não está ligada ao INSS (Instituto nacional do Seguro Social). 

Sendo assim, independentemente se você usufruir do benefício da previdência social, a previdência privada é uma renda a mais que, dado o momento de sua aposentadoria, você não fará nenhum esforço para tê-la. 

A previdência privada também funciona para quem tem projetos de longo prazo e, para tanto, precisa poupar dinheiro hoje para se ter amanhã, como por exemplo: pagar a faculdade dos filhos. 

 

Por que investir na previdência privada?

 

A previdência privada não é a melhor alternativa para quem pensa em investir no curto prazo. Porém, existem uma série de benefícios para àqueles cuja a intenção é investir no futuro. Confira abaixo: 

1. Ausência de come-cotas 

Come-cotas é o mesmo que a antecipação do imposto de renda e ocorre duas vezes ao ano. Na previdência, o come-cotas não existe, o que faz com que seus recursos continuem investidos integralmente e permaneçam rendendo por mais tempo, aumentando assim o seu patrimônio. 

2. Menor imposto 

A previdência privada é a única que permite ao optante escolher entre duas modalidades tributárias: a progressiva e a regressiva. Na regressiva, o imposto a ser pago pode ser de apenas 10% para investimentos com mais de 10 anos. Já na tabela progressiva, no caso de resgate, será cobrado IR antecipado na fonte com alíquota fixa de 15%. 

 3. Postergação de imposto 

Se todo ano você envia a sua declaração completa de imposto de renda e ainda contribui para os sistemas de previdência oficiais ou aposentado, o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) oferece uma grande vantagem: as suas contribuições para o plano, de até 12% da sua renda bruta tributável, são dedutíveis da base de cálculo do imposto a pagar na declaração anual, assim como você pode fazer com despesas de educação, dependentes e saúde. Com isso, você deixa de pagar o imposto e só vai pagar quando for usar o dinheiro, provavelmente pagando uma alíquota menor. Enquanto isso, ele permanece gerando lucros a você. 

4. Possível isenção de imposto 

Se a sua escolha for pela tabela progressiva, o imposto pode chegar a 7,5% ou ser até mesmo isento*. Isso dependerá de suas rendas tributáveis no momento em que resgatar os recursos ou transformá-los em renda. 

*A isenção se aplica para os casos onde a base de cálculo não ultrapasse R$ 1.903,99. 

 5. Herança 

Os recursos da previdência não passam por inventário, o que dá muito mais agilidade e liquidez para os recursos em momentos familiares difíceis. E você tem a liberdade de escolher para quem vão os recursos, na proporção que quiser, desde que respeitadas algumas características da lei. É por esses motivos que a previdência é muito utilizada por grandes investidores em seus planejamentos sucessórios. 

 

Como fazer a previdência privada?

 

Antes de mais nada, precisamos que saiba diferenciar previdência social de privada. Vale ressaltar que os especialistas costumam indicar ambas, pois as duas podem se complementar. Acompanhe: 

  • Ambas previdências servem como garantia de continuar recebendo um ‘salário’ mesmo depois de parar de trabalhar. 
  • O direito aos dois benefícios não é gratuito. Na previdência social, o trabalhador contribui com um valor por mês durante um determinado período do INSS. Já na privada, é pago um valor mensal de acordo com o montante planejado para o futuro. 
  • Na previdência social você pode se aposentar por: idade, deficiência, anos de contribuição, invalidez, entre outros. Na previdência privada, você pode se aposentar quando quiser, mas lembre-se, trata-se de um investimento de longo prazo, ou seja, para ser usufruído no futuro. Do contrário, os impostos podem ser altos e fazer você perder grande parte dos rendimentos. 
  • A previdência privada não dá direito a: auxílio doença, salário maternidade, etc. Já a social, sim.  

Portanto, é recomendável que se contribua com o INSS para garantir a aposentadoria pública. Mas, para garantir um bom ganho mensal, faça também uma previdência privada. Principalmente pelo fato de que as regras para a aposentadoria no Brasil mudam muito e não podemos deixar nosso futuro unicamente nas mãos de terceiros. 

Com a explicação da diferenciação concluída, vamos ao que interessa: como fazer a minha previdência privada? Confira 3 passos a seguir: 

  1. Quanto mais cedo começar, melhor: Já falamos sobre isso aqui no blog e é real, quanto mais cedo começar, melhor será seu plano de aposentadoria! É recomendado que o investimento inicie logo quando começamos a trabalhar. 
  2. Defina o valor a investir: Com a ajuda de seu consultor, você saberá quanto investirá por mês para alcançar o valor desejado. É importante que você conte com profissionais especializados para que sua decisão seja otimizada da melhor forma possível. Entre em contato conosco! 
  3. Faça simulações para chegar no melhor plano para você: Serão feitas simulações de acordo com o perfil do cliente e as estratégias traçadas para atingir os objetivos do mesmo. 

Logo, para ter um plano de previdência privada, indicamos que procure uma empresa que colocará suas necessidades em ênfase, nesse sentido, a dica é nos conhecer um pouco mais entrando em contato. 

 

A previdência privada na Cativa 

 

Temos uma gestão ativa, com carteira de investimentos diversificada, renda variável e devolução dos rebates, o que faz com que os rendimentos sejam melhores que as demais previdências encontradas no mercado brasileiro.

Além disso, aqui na Cativa trabalhamos com o modelo fiduciário, que é a solução de investimentos definitiva, totalmente alinhada aos seus interesses e com total transparência. Sendo assim, nos comprometemos a encontrar a melhor solução em investimentos a fim de chegarmos em um melhor plano para você. 

 

Conclusão:  

 

Agora você já conhece a previdência privada e quais são seus benefícios a longo prazo. O poder de multiplicação deste investimento para quem pensa no futuro, graças aos juros compostos que somado aos seus esforços recorrentes podem fazer da sua aposentadoria, uma ótima opção para se viver tranquilamente.  

Aproveite para conferir outros conteúdos informativos que temos em nosso blog, clique aqui e saiba mais! 

No mais, não perca mais tempo, venha para a Cativa e conheça tudo que podemos fazer juntos! 

Compartilhe:
5 5 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

ARTIGOS RELACIONADOS

 

Cadastre seu email
para receber novidades!