Para começar, quero deixar bem claro que o dinheiro NÃO é o mal do mundo, o que cada um faz com o seu dinheiro, isso sim pode ser um problema (ou não).
Se as coisas não andam bem financeiramente, o problema na maioria das vezes, é comportamental. Você precisa mudar o seu pensamento ou todo o dinheiro que “entrar”, sairá pela mesma porta! Pense em tudo que o dinheiro pode te trazer de benefícios, incluindo um futuro digno sem depender de outras pessoas.
Vivemos em um país onde não existe uma cultura financeira, crescemos sem saber como devemos agir financeiramente e isso reflete em toda a nossa vida adulta.
Comportamento Social
Você já deve ter ouvido alguém dizer: “não guardo dinheiro porque não sei se amanhã estarei vivo”. Muito provavelmente essa pessoa estará viva por mais tempo do que ela possa imaginar. A expectativa de vida aumentou consideravelmente nos últimos anos, no Brasil em 2018 a média era de 76,3 anos, ou seja, muito provavelmente você chegará lá e dependerá de fatores externos, como governo ou família, para sobreviver. Para aqueles que costumam viver como se não houvesse amanhã, pensem o seguinte: e se eu viver até os 80 anos, como será?
Você pode viver bem o presente e ainda assim reservar uma parte para o futuro, é preciso ter equilíbrio e se planejar.
Existe também a questão social, a necessidade pertencer a um grupo, querer ser aceito, de fazer parte de uma comunidade, e essa é uma questão delicada porque envolve questões psicológicas muito mais abrangente, mas o que quero ressaltar aqui são cuidados específicos ao querer pertencer a um grupo, ou seja, muitas vezes para nos “encaixar” em um determinado grupo, acabamos consumindo “coisas” fora do nosso padrão financeiro. Não estou dizendo que é preciso deixar de se relacionar com terminadas pessoas, basta fazer alguns ajustes pontuais. Se você tem algum amigo ou parente que gasta muito é provável que ao sair com ele, você também gaste, então ao invés de marcarem para sair, marquem algo em casa como um café ou um churrasco, vocês irão se divertir sem gastar além do previsto. Se a questão é frequentar lugares caros, talvez você possa diminuir a frequência. Esses ajustes irão ajudar a manter suas finanças em ordem.
Mudando sua mente
Os nossos pensamentos e crenças limitantes, nos bloqueiam de crescer financeiramente. É necessário “tratar” os problemas financeiros da sua infância para que consiga organizar seu presente e futuro, tenha em mente que o que seus pais fizeram financeiramente, por pior que tenha sido, não foi sua culpa e você pode fazer diferente, somente você tem responsabilidade pela sua vida.
Faça uma lista de tudo que pode te causar algum bloqueio, todos os pré-conceitos que você possa ter estabelecido em relação ao dinheiro e analise um por um, veja quais de fato tem fundamento. Faça perguntas do tipo:
- Dinheiro é bom ou ruim?
- Dinheiro é importante?
- Posso ter benefícios ou somente malefícios com o dinheiro?
Tente entender de onde vem os pensamentos negativos com relação ao dinheiro. Comece respondendo a pensamentos negativos sobre o dinheiro, com outras perguntas do tipo:
- Se eu tiver dinheiro e alguém da minha família ficar doente, poderei dar o melhor tratamento para ela, então ter dinheiro, poderá ser bom;
- Se eu tiver dinheiro para manter minha família em uma casa confortável e bem alimentada, isso será bem melhor do que não saber se amanhã terei dinheiro para alimentá-los;
- Poderei ter mais tempo livre para meus filhos e família;
Esse tipo de questionamento, fará você aos poucos ir mudando o pensamento sobre o dinheiro.
Muitas pessoas têm dificuldade com mudanças, porém elas não precisam ser bruscas, comece devagar. Todas as vezes que um pensamento negativo invadir sua mente, propositadamente pense em algo positivo relacionado ao mesmo assunto.
São as pequenas mudanças que farão toda a diferença no seu futuro.
“O segredo da mudança é não focar toda sua energia em lutar com o passado, mas sim construindo o novo”
Sócrates – Filósofo grego
Gostou das sugestões? Se você precisa de ajuda com as finanças, conte com o nosso serviço de consultoria financeira. Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso chat e tire todas as suas dúvidas.