Você sabia que 70% das decisões de compra são tomadas no momento da compra? As pessoas compram no impulso e depois acabam se arrependendo.
Comportamentos emocionais
Toda a nossa vida gira em torno de comportamentos emocionais, quando vamos tomar uma decisão, principalmente se ela precisa ser rápida, dificilmente tomaremos essa decisão com a razão, principalmente em momento de pressão e estresse, ou seja, somente uma pequena parcela de nossas decisões são realmente racionais e esse é um dos grandes motivos para a maioria das pessoas estarem endividadas.
O comportamento emocional em relação ao dinheiro, ocorre por alguns fatores, dentre eles podemos citar: emoções primárias, crenças que adquirimos ao longo da vida, padrões e influencias sociais. Se você parar para pensar, entenderá muitas das escolhas que faz.
O nosso aprendizado em todas as áreas começa na infância e claro com finanças não poderia ser diferente. Pessoas que passaram fome em sua infância, tendem a ser adultos com problemas financeiros, pois não querem que seus filhos passem por isso e acabam comprando tudo o que não tiveram em sua infância para dar aos filhos, mesmo sem ter condições. Pessoas que viram os pais gastarem cada centavo e ficarem na pobreza, podem se tornar avarentas. Podemos dar um monte de exemplos, mas a questão é que não importa qual seja o comportamento financeiro que você acompanhou em sua infância, pode sim trazer consequências emocionais.
Crenças limitantes
Ao longo da vida adquirimos crenças que nos bloqueiam, quem nunca ouviu: “Dinheiro não traz felicidade”, “dinheiro é a raiz de todo mal” ou “não dá para ser rico nesse país”, entre tantas outras. Esses são somente alguns exemplos de pensamentos que nos impedem de ir além, afetam diretamente nossa vida financeira.
Muitas vezes temos uma profissão que não gostamos porque todos na família tem a mesma profissão, moramos onde não queremos para estarmos pertos de familiares e amigos e frequentamos os mesmos lugares do nosso círculo social. Você já saiu para passear com algum amigo e acabou comprando uma bebida, roupa, sapato ou qualquer item simplesmente porque a outra pessoa também comprou? E na maioria das vezes fazemos sem pensar, sem parar para analisar se aquele produto cabe em nosso orçamento é o famoso comportamento de rebanho, fazer porque todo mundo faz.
Agora que você já entendeu um pouco do porque agimos como agimos, está na hora de pensarmos, criarmos hábitos diferentes, tomar posse de nossas atitudes.
No próximo post iremos falar sobre como mudar nosso comportamento financeiro.
Gostou das sugestões? Se você precisa de ajuda com as finanças, conte com o nosso serviço de consultoria financeira. Entre em contato pelo WhatsApp ou pelo nosso chat e tire todas as suas dúvidas.