Nosso perfil no linkedin Nosso perfil no instagram Nosso perfil no facebook Nosso perfil no pinterest

Metas financeiras: saiba como inseri-las em sua vida!

  | 18/01/2021

Desenvolver um relacionamento saudável com o dinheiro e construir bons hábitos de gestão financeira são tarefas desafiadoras. Por isso, as metas devem estar alinhadas ao seu projeto de vida. É indispensável ter clareza sobre as suas motivações pessoais e profissionais para saber em que, por que e como você investe os recursos financeiros que
passam pelas suas mãos. Quando essa questão não está bem resolvida, o seu dinheiro é gasto em compras impulsivas para atender, principalmente, desejos e necessidades momentâneas. Além disso, manter o planejamento alinhado ao seu plano de vida é uma maneira de proteger você mesmo e sua família de imprevistos e cenários inesperados.

Separei algumas dicas para te ajudar a inserir metas financeiras em sua vida e conquista-las mais rápido:

1. Encontre tempo para se organizar financeiramente

Um dos maiores empecilhos para inserir metas financeiras na vida prática é, justamente, a falta de disciplina com as pequenas tarefas diárias. No entanto, é desses pequenos passos que depende o seu planejamento financeiro. Por esse motivo, algo que deve ser feito diariamente é encontrar tempo para, por exemplo:

  • Gerenciar o seu dinheiro;
  • Organizar notas e documentos;
  • Acompanhar investimentos;
  • Programar o pagamento de contas.

A boa notícia é que, nesse caso, a disciplina é mais importante do que a quantidade de tempo disponível. Assim, a reserva de um período de 20 a 40 minutos, dependendo da quantidade de informações que você precisa gerenciar, já será o bastante para atingir as suas metas e praticar a Educação Financeira.

 

2. Torne-se um comprador inteligente

Não basta apenas saber exatamente para onde está indo cada centavo previsto no seu orçamento, também é necessário adotar estratégias de compra mais inteligentes. Para isso, é necessário compreender e valorizar o seu poder de compra. Uma vez que você tenha eliminado pequenos gastos desnecessários, que são prejudiciais a longo prazo, o seu foco será em um planejamento mais maduro. Alguns exemplos são:

  • Dar preferência ao pagamento no débito;
  • Comprar itens de necessidade básica em quantidades maiores;
  • Comparar preços;
  • Evitar as compras parceladas;
  • Substituir produtos de marcas famosas por outros de qualidade equivalente;
  • Sempre ir às compras com uma lista, para evitar os desvios.

 

3. Classifique as suas metas financeiras

Saber quanto tempo será necessário para atingir determinadas metas financeiras é essencial para estipular objetivos realistas. Portanto, classificá-las de acordo com o prazo vai ajudá-lo a ter clareza do tempo e estratégias necessárias para obter sucesso. Além disso, saber quanto tempo levará para atingir cada objetivo é indispensável para encaixar as metas financeiras da melhor forma em sua rotina diária, de acordo com a renda disponível e as necessidades do momento presente. A maneira mais fácil para classificar os seus objetivos é utilizar a noção de curto, médio e longo prazo. Confira alguns exemplos:

  • Curto prazo: pagar dívidas ou comprar um item de necessidade imediata;
  • Médio prazo: comprar um automóvel, entrar na faculdade ou fazer um intercâmbio;
  • Longo prazo: comprar um apartamento, casa, ou acumular um patrimônio que permita uma aposentadoria tranquila.

 

Agora que você já conferiu algumas das nossas dicas para inserir metas financeiras em sua vida, que tal entrar em contato através do chat ou WhatsApp? Saiba o que podemos fazer para ajudá-lo a construir um planejamento financeiro inteligente!

 

Compartilhe:
5 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

ARTIGOS RELACIONADOS

 

Cadastre seu email
para receber novidades!