Planejar-se para a sua aposentadoria é, sem dúvidas, a certeza de um futuro confortável, longe de complicações e dificuldades financeiras. Isto porque, qualquer tipo de organização futura, ainda mais que diga a respeito da sua própria vida e, bem estar e ainda, que envolva condições relacionadas à dinheiro, são totalmente benéficas para garantir o futuro desejado.
Quem nunca conheceu uma pessoa desorganizada financeiramente, que no momento em que deveria estar descansando e usufruindo de seus patrimônios, mal consegue se sustentar e dependem de familiares para ajudá-la? Acreditamos que muitos já passaram, passam ou conhecem uma história assim. Claro que a vida financeira de cada um não interessa a ninguém, mas não há como negar que se trata de uma situação bem complicada, né?
Pensando nestas questões e outras tantas muito importantes, (saúde, bem estar, sossego, etc.) na pauta de hoje falaremos sobre aposentadoria e por que planejá-la. Vamos lá?
Aposentadoria: o que é e por que planejá-la?
A aposentadoria nada mais é do que um afastamento remunerado do trabalho, previsto em lei no Brasil. Esse benefício não é cedido apenas levando em conta a idade do trabalhador, também é considerado tempo de contribuição, condição de saúde e outros fatores. Se tratando de aposentadoria por idade, é necessário cumprir, de acordo com a regra atual do INSS, dois requisitos:
- idade mínima
- tempo de contribuição
Para as mulheres, a idade mínima para se aposentar pelo sistema é de 62 anos. Para os homens, é de 65 anos. Para ambos, o tempo de contribuição mínimo é de 15 anos.
Contudo, esse benefício é muito pequeno e devemos nos planejar financeiramente por meio de investimentos a longo prazo e então, nós mesmos construímos nosso modelo de aposentadoria, com base em nossos gastos e ganhos e, principalmente, ações tomadas no presente, que nos garantirá o futuro.
Os investimentos a longo prazo estão disponíveis para algumas ocasiões e esta é certamente uma delas. É importante decidir:
- Quando pretende se aposentar: O primeiro passo para o planejamento de aposentadoria é entender o momento certo para começar a se planejar. A partir do momento que começamos a trabalhar, já é aconselhável pensar em sua aposentadoria e, quanto mais cedo começar, melhor será o projeto do seu futuro financeiro.
- Estipular a renda que gostaria de ter: O ideal é que nós pensemos, por meio de organização e planejamento financeiro, quanto ao certo ou aproximado precisaremos de renda mensal para suprir nossas necessidades. Feito isso, fica mais fácil saber quanto será necessário guardar ou investir por mês, por exemplo.
- Calcular a reserva necessária: Conforme citado acima, assim que você tem uma ideia da renda que deseja ter quando se aposentar, chegou o momento de calcular o montante que você precisa acumular para manter essa mensalidade de aposentadoria.
- Quanto aplicar por mês: O valor a ser aplicado por mês, será calculado com base nas projeções da renda mensal que você deseja para se aposentar. O seu consultor irá te instruir sobre isso e onde alocar seus investimentos para que seja sempre otimizado, livre de grandes reajustes para que assim sua aposentadoria seja a mais tranquila e garantida possível.
Resumindo, uma das maiores vantagens deste planejamento é a vida financeira que ele pode te proporcionar.
Investimentos a longo prazo: qual a relação com minha aposentadoria?
Quando falamos em planejamento de aposentadoria não nos referimos apenas ao cumprimento dos pagamentos exigidos pelo governo para a garantia do benefício concedido.
- Se você não sabe por onde começar para economizar o seu dinheiro, mesmo ganhando pouco, confira o link a seguir: 5 Dicas para Economizar Dinheiro Ganhando Pouco
Claro que, você não vai e nem deve escolher sozinho que tipo de investimento a longo prazo é o melhor para o seu objetivo financeiro. É necessário entender prazos, tolerância ao risco, ter acesso a um portfólio de investimentos com estratégias que reflitam em seu perfil e em como você deseja alcançar as suas metas financeiras, por exemplo, entre outras situações.
Uma opção válida e que deve ser considerada é a previdência privada. Trata-se de um investimento a longo prazo, ideal para objetivos que tenham mais de 6 anos. É indicado para quem deseja realizar grandes metas como pagar a faculdade dos filhos, aposentar-se ou ser independente financeiramente.
Estamos disponíveis para te ajudar e, vale ressaltar que aqui na Cativa, trabalhamos com o modelo fiduciário, que é uma solução de investimentos definitiva, totalmente alinhada aos interesses do cliente e com total transparência.
Conclusão
Planejar a aposentadoria desde cedo, além de aconselhável é considerado uma garantia de um futuro melhor estruturado para você e sua família. Porém, ao falarmos de aposentadoria não nos referimos apenas às exigências do governo com relação à contribuição, muito pelo contrário, mais do que contar com o benefício “garantido”, você pode ir além.
Planejar a aposentadoria requer disciplina e objetivo preestabelecido, portanto, mantenha o foco, a regularidade nas aplicações e torne isso a sua rotina. Com isso, você terá o sossego da terceira idade com uma vida financeira garantida. Pense nisso.
E para finalizarmos, por mais que pareça difícil planejar algo olhando para o futuro, você pode contar com profissionais engajados que possam ajudá-lo a trabalhar com dados mais próximos da realidade. Entre em contato conosco, sem compromisso.